Gestão de contratos: Onde os bons resultados de relacionamento se encontram

A gestão de contratos vai além da simples gestão de documentos, este processo contempla a gestão do bom relacionamento com o cliente que se inicia antes à assinatura do contrato, ainda no processo de venda, que deve ser conduzido com empatia e atenção as necessidades do cliente em potencial. E deve continuar na gestão do contrato com atenção aos detalhes do contrato.

Para uma boa Gestão de Contratos é imprescindível providenciar planejamento e programação detalhados de todas atividades e eventos  incluindo os financeiros do contrato sob sua gestão. O ideal, usual, é ter-se um cronograma, às vezes dois, um físico e um financeiro.

O aumento dos volumes e complexidade dos documentos contratuais fizeram vir à tona uma necessidade percebida no ambiente empresarial: o gerenciamento efetivo de contratos.

Com a Gestão de Contratos cada vez mais minuciosa, muitos benefícios têm sido vistos:

  • O Controle de Contratos auxilia na gestão de obrigações de maneira efetiva. Isso faz com que todas as partes envolvidas tenham benefícios em termos de estratégias e procedimentos empresariais; e
  • Com a Gestão de Contratos é possível monitorar e supervisionar adequadamente o cumprimento das obrigações contratuais.

A gestão de contratos garante que as organizações criem, executem, gerenciem e analisem seus contratos com mais conformidade e redução de custos, incluindo todo o ciclo de vida do documento.

A melhor analogia para o processo de gestão de contratos é a evolução de um relacionamento evolui de um flerte, passando pelo namoro até chegar ao casamento.

  • Flerte: Este é o primeiro estágio da compra, é quando o cliente em potencial conhece o seu serviço de perto, é a primeira impressão que ele terá da sua empresa, e como muitos dizem a primeira impressão é a que fica. Neste estágio, demonstre interesse pelo que ele tem a dizer, mas não se dever forçar a venda antes que ele esteja pronto para o próximo passo.
  • Namoro: Chegamos ao namoro, é aqui que se deve estreitar o relacionamento, está é a hora de demonstrar que você é capaz de atender as necessidades do seu cliente potencial. Neste momento ele busca segurança e confiabilidade e você precisa demonstrar conhecimento e experiência.
  • Casamento: aqui temos a concretização da venda, o casamento envolve o acerto de todos os detalhes, das responsabilidades e direitos de cada uma das partes.

É comum que o cliente em potencial receba toda a atenção necessária, mas no momento em que a venda é fechada começam os problemas. Envio de faturas em atraso, solicitações que estão fora do escopo, entre outras.

É aqui que entra a gestão do contrato, que reúne, documenta e acompanha os direitos e responsabilidades de cada uma das partes envolvidas. Manter-se atento ao que está acordado, prazos e entregas devem ser atendidos, são fatores que mantem a satisfação do cliente.

Para realizar a gestão de contratos é importante utilizar-se de um sistema para apoiar a sua equipe, melhora o acompanhamento das atividades relacionadas a ele:

  • Controle dos contratos: através do número do contrato pode-se acompanhar as atividades a ele relacionadas e todas as informações que regem o contrato.
  • Gestão financeira dos contratos: faturamento das parcelas e mensalidades atribuídas aos produtos ou serviços do contrato.
  • Controle das renovações e reajustes: Acompanhamento da data de renovação e das regras de reajuste de maneira a antecipar-se as datas e não perder os prazos e condições. A antecipação da renovação do contrato gera menor desgaste entre a empresa e o cliente.
  • Análise da lucratividade de cada contrato: análise conjunta das informações dos custos, sejam estes administrativos ou operacionais, em relação aos rendimentos do contrato. A partir desta análise é possível verificar se há necessidade de reajuste do contrato.
  • Automação da cobrança: Geração automática de todas as cobranças relacionadas ao contrato.
  • Relatórios de contratos próximo a vencer: acompanhe os contratos que possuem vencimento próximo e já inicie o processo de negociação, assim você não perderá os prazos.
  • Automatização do faturamento: faturamento de automatizado de serviços adicionais inclusos nos contratos, como horas adicionais de serviços, assim como envio de nota fiscal pelo serviço prestado.

Mesmo com toda a automatização do processo é importante não perder o contato pessoal, invista sempre no relacionamento.

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

HD Tecnologia

Esse conteúdo foi escrito para ajudar você a encontrar uma solução para seu negócio, sugestões pode deixar abaixo do artigo.

Atalhos

Posts mais recentes

  • All Post
  • Clientes
  • Cobrança
  • Compras
  • controle
  • Controle de comissões
  • CRM
  • DRE - Financeiro
  • Economia
  • Empreendedorismo
  • ERP
  • Estoque
  • Ferramenta para comércio
  • Financeiro
  • Franquias
  • Gestão
  • Gestão 5.0
  • Gestão de compras
  • Gestão de Contratos
  • Gestão de Estoque
  • Gestão de processos
  • Gestão de Projetos
  • Gestão de Vendas
  • Gestão Financeira
  • Gestão Fiscal
  • Gestão Interna
  • Indicadores
  • Indústria
  • Integrada
  • Notas fiscais
  • NPS
  • Personalização
  • Processos
  • Produtos
  • Raio X - Analise Empresarial
  • Relatórios
  • Satisfação
  • Sistema de gestão integrado.
  • Sped Fiscal
  • Tecnologia
  • Tempo
  • Uncategorized
  • Valor Do Produto
  • Vendas

Conheça nossa solução.

Peça agora uma demonstração.

Categorias

Sistema de gestão empresarial completo e personalizado!

Recursos

Analises

Proximidade

Construção

© 2024 Criado por HD Tecnologia

62 3996-7600

Abrir bate-papo
Olá 👋
Como podemos ajudá-lo?