Sistema de informações se tornaram ferramentas essenciais nos dias atuais. Em um mercado de livre comércio e competição, empresas dispostas a terem seus diferenciais destacados e estarem na frente das concorrentes optam por recursos tecnológicos organizacionais capazes de melhorar não só a produção como o relacionamento interno entre setores organizacionais.
Os sistemas de informações gerenciais são plataformas que permite a transmissão de informações a vários setores empresariais, disponibilizando dados para a análise quantitativa e qualitativa do mesmo. Com essas informações, é mais rápido detectar falhas que podem ocorrer no gerenciamento e apresentar soluções eficazes para solucionar o ocorrido.
São várias as vantagens um sistema de informações gerenciais, um deles é o sistema ERP um software de gestão que deve ser levado em consideração por sua enorme eficácia nos mais diversos projetos de gerenciamento. Podemos citar alguns exemplos no qual o sistema age para melhorar o plano de ações e metas de desenvolvimento da produção, são eles:
Sistemas de informações reduzem custos.
Um dos mais importantes impactos gerados pelo sistema, se a empresas puder contar com monitoramento da organização, de estoque, ou das demais áreas, iremos perceber onde estão as áreas de processamento e que possuem mais dificuldade de se relacionar com as demais, e, portanto, com aproveitamento menos que as outras. Esse nível de organização impede que os problemas mais prováveis durante o processo fiquem grandes ao ponto de serem dispendiosos e interfira na agilidade do processo.
Renovação da hierarquia nas decisões gerenciais
A partir do sistema é possível que a informação não fique presa somente a uma área supervisora, que tomará decisões com base na hierarquia organizacional. A informação acessível a várias áreas permite que vários gestores tomem decisões em seus respectivos âmbitos e assim todos irão integrar uma ação potencializadora da produção.
Ainda nessa perspectiva, o sistema combate ainda, a partir dos dados, danos causados pelas falta de informações gerenciais para decisões, pelo processo burocrático de atualização dos dados entre setores, troca de informações diferente entre áreas e equipes grandes e dispersas.
Porém, somente a implantação do sistema não irá resolver os problemas por completo, sabemos que será a equipe que irá operar e utilizar do sistema e, portanto, ainda que haja uma mudança tecnológica é preciso mudança também na estrutura dos funcionários colaboradores. Devemos ter a certeza de que o usuário final será monitorado em seu posto de trabalho e que para que isso não se transforme em outros problemas gerenciais, ele deve estar comprometido com a inovação e o progresso que aquele instrumento irá trazer à empresa. Portanto, o colaborador deverá também receber treinamentos e dicas para incentivá-lo a entender como o trabalho desenvolvido ali é importante para a produção total da empresa.
O software também requer manutenção e atualização, uma vez que as vantagens competitivas exigem desempenhos mais inovadores e criativos. Todas as organizações que trabalham baseadas em índices de produção e gestão deveriam prezar pelas informações que dão sustentação para a tomada de decisões, através de um sistema que agregam todas elas formando uma base sólida para clientes internos (funcionários e diretores) em prol do desenvolvimento da organização e para clientes externos que veriam na empresa como relatórios podem ser transformados em padrões de qualidade. Este post foi útil para você? Compartilhe!
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