Quando se vai elaborar projetos de gestão, há inúmeras siglas que precisam ser compreendidas e utilizadas. Essa sopa de letrinhas, quando bem implementada, geram resultados extremamente positivos. Algumas dessas siglas, mais comumente abordadas, são ERP, CRM e DRE, mas você sabe o que é cada uma delas?
ERP (Enterprise Resource Planning)
É um software de gestão integrada, que ajuda a empresa a planejar e detalhar onde são alocados os recursos, além de avaliar resultados e compilar informações sobre o negócio. Automatiza processos, facilita a gestão, minimiza erros, melhora a tomada de decisões e reduz custos de uma forma geral.
Em suma, um sistema de ERP coopera para que a empresa se organize internamente, estruturando e otimizando a gestão, de acordo com as necessidades do negócio. O resultado é economia financeira, aumento de resultados e competitividade no mercado.
CRM (Customer Relationship Management)
Sistema focado na gestão de relacionamento com o cliente de maneira integrada, permitindo o controle e conhecimento detalhado sobre os clientes da empresa, acompanhamento de contatos realizadas com o consumidor e consumidor em potencial, que podem ser compartilhadas para os departamentos da empresa que precisem de informações geradas, para orientar as interações com o cliente e a tomada de decisões.
A coleta e acompanhamento desses dados permitem que a gestão identifique oportunidades de negócios, segmentação de campanhas e preferências do cliente e de acordo com a qualificação dos contatos, definir se a pessoa está pronta ou não para comprar. Outros resultados do uso do CRM é a fidelização de clientes, identificação e reativação de clientes, aumentando a satisfação do seu público final e, consequentemente, venda.
DRE (Demonstrativo de Resultado do Exercício)
É um relatório que apresenta um resumo econômico das atividades operacionais ou não de uma empresa, avaliando margem de lucro ou prejuízo, em um determinado período.
Sua elaboração e divulgação anual é obrigatória, mas pode ser feito mensalmente ou em intervalos que seja interessante para a administração e gerenciamento do negócio, é uma ferramenta poderosa e permite que os resultados sejam alavancados.
Com o processo de gestão das empresas ficando cada vez mais complexo, entender e contar com sistemas que automatizem e otimizem etapas do processo é muito importante, para isso, existem inúmeras opções de softwares que possibilitam vantagens competitivas e melhoria constante nos resultados, mas não deixe de exigir excelência no software em si e no processo de implantação, para que, seus resultados sejam cada vez mais positivos.