É comum a ansiedade de muitos empresários quando se trata do aumento do custo de seus serviços e produtos. Muitos pensam que o reajuste nos serviços é coisa de empresa grande, pensamento reforçado pelas dificuldades para determinar o valor de qualquer produto ou serviço.
Cobrar mais caro envolve modelagem financeira, elasticidade dos preços, determinação de cenários futuros, intuição, e principalmente agregar valor à sua empresa e seus serviços e produtos. Por mais complicado que seja, em plena crise de mercado, é bastante construtivo passar pelo processo de determinação do seu preço e monitorar sua evolução.
Em vez de abaixar os seus preços, conquiste e agregue valor aos seus serviços. Você vai ter melhor resultado financeiro, mais qualidade de vida e prestígio em seu segmento.Existem várias ações e estratégias para agregar valor à sua empresa e produtos. Confira aqui 04 Conselhos para agregar valor a seus produtos e serviços, se impondo assim de forma mais efetiva no mercado.
Do básico para o acabamento
Antes de mais nada é regra sagrada do mercado que o preço para o cliente nunca seja menor do que o custo total. Conheça quem é seu público-alvo e do que ele precisa. Clientes de baixo poder aquisitivo estão mais voltados para os serviços básicos com pouco valor agregado.
Os produtos básicos são necessários para o alinhamento com uma variação maior de público no mercado. Com custos baixos e preços baixos, a saída é trabalhar com volume, o que gera delegações de funções para uma grande equipe, características de mercados saturados.
Tenha um segmento Premium
Clientes de alto poder aquisitivo preferem alto valor agregado à mercadoria. É o padrão Emirates de voar. Atendimento personalizado que respire excelência é o que eles querem. Por esses serviços cobra-se preços Premium, com elevada margem de lucro. Uma consultoria Premium por exemplo, tornará seus clientes mais comprometidos sobre o que é oferecido. Falaremos sobre esta questão mais abaixo.
Queremos deixar bem claro que entre o serviço básico e o Premium podem existir níveis intermediários e também muito rentáveis. Mas fica a questão: onde você se encontra no mercado e como estabelece os seus preços finais para o cliente? Isso depende dos custos de serviço + valor agregado.
Comprometimento do cliente
Ao começar a cobrar certos preços de alguns produtos e serviços você começa instantaneamente a agregar valor ao que é oferecido. O olhar do cliente sobre o produto muda.
As pessoas estão dispostas a pagar, pois se não estivessem, as academias dos condomínios habitacionais, por exemplo, estariam lotadas. O Serviço pago agrega mais valor do que o serviço “inteiramente grátis”. Tudo depende de qual estratégia você quer usar, se bem que estamos falando de agregar valor.
Clientes se tornam mais comprometidos em cuidar, aprender ou usufruir de forma mais intensa e respeitosa quando o serviço é cobrado. Isso fica claro, pois o cliente quer ver cada centavo do seu investimento retornando em forma de credibilidade e status para ele.
Produtos e serviços “TOP de linha” acompanham a noção de valor agregado, como um braço direito do seu sucesso, ou mesmo o cenário futuro de qualidade que você deseja para sua empresa.
Gestão de qualidade
Nosso quarto conselho é mais simples porém não menos importante. Cuidar da gestão de sua empresa é trilhar o caminho do sucesso e do lucro. Uma boa gestão cuida das finanças, do estoque, do caixa e de outras áreas que influenciam na qualidade dos serviços oferecidos.
Indiretamente a gestão age no principal fator do valor agregado: A qualidade do que é oferecido. Preço mais alto tem que ter qualidade! Muita atenção! Não basta reajustar os preços e disponibilizar um produto de baixa qualidade. As mesmas pessoas que buscam algo premium, são as que mais sabem cobrar as devidas excelências intrínsecas nisso. Cobrar caro para oferecer coisa ruim é desagregar valor, e isso anula todos os conselhos anteriores. Por isso fique muito atento a isso não faça o errado.
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