Hoje encerramos nossa coletânea exclusiva de textos sobre vendas. intuito era criar um passo-a-passo para abordar melhor as infinitas possibilidades de venda sem cair nas velhas “dicas de como vender mais”. Desta forma trabalhamos do planejamento de vendas à importância do tratamento ao cliente, do controle das vendas à organização do estabelecimento.
Nós da HD, sempre acreditamos no potencial daqueles que têm satisfação em ser empreendedor. Acreditamos na curiosidade dos empreendedores – que acessaram nossos artigos se aprofundando em novas reflexões que perpassam as estratégias de vendas – como um sinal de inovação para vocês próprios. E já que estamos falando em inovação é com chave de ouro que fechamos esse projeto – de muitos que virão – com o seguinte passo: “Inovação em vendas”.
Talvez a pergunta feita com mais frequência por todo empreendedor, seja: Como faço para vender mais?
O que poderíamos refletir sobre isso é: O que estamos vendendo? Como estamos vendendo? O que eu tenho de atrativo que exige que eu queira que venda mais? Vamos primeiro entender que inovar não é necessariamente criar algo totalmente novo, mas sim fazer algo que sua empresa ainda não tentou, seja uma atitude, mudança na gestão, uma compra, uma venda, etc.
Inovar exige ação do empreendedor, afim de alcançar um resultado melhor do que o que vinha sendo obtido. Quando falamos em inovação, logo se pensa: “Vamos tirar tudo do lugar!”. Mas na verdade inovar é uma tarefa que tem que ser dada em pequenos passos, um pouco a cada dia.
A inovação em vendas é pensar em coisas novas que estão inseridas nesta nuvem. Do funcionamento da empresa ao produto, do vendedor às estratégias. Você pode inovar, por exemplo, alterando as políticas internas da empresa como substituir as comissões individuais por comissões calculadas sobre o desempenho de toda a equipe.
Quando consideramos a inovação de canais de vendas, parte da criação de novas formas de vender, até a gestão e remodelagem de seus canais atuais, como investimento em marketing e novas mídias. Motivar seus vendedores para que eles entendam de negócios e não apenas de técnicas de vendas, deve ser uma obrigação básica da organização, para que eles possam a partir deste conhecimento trazer a inovação ao processo de venda.
Ouvir seus vendedores é um passo crucial. Afinal, eles são a verdadeira linha de frente de sua organização. Por fim, inovar é lembrar principalmente o que você vende. Propomos a dinâmica abaixo e talvez seja a pergunta faltava para você começar a inovar nas vendas.
Criada pelo professor do IMD N. Kumar, a pergunta é bem simples, mas é um ponto de partida para quem não sabe por onde começar.
“Quais fatores poderiam ser criados como novidade – coisas que nunca foram feitas antes pela concorrência? Onde podemos realmente inovar?”
Seria interessante reunir sua equipe de vendas para que a pergunta seja respondida em grupo, de preferência com a participação do máximo possível de pessoas. Feita a pergunta, o primeiro, ou melhor, o quinto passo será dado para vender mais.
Gestão de vendas
Sistematizar as vendas é um passo importantíssimo para poder vender mais. Saber como está o estoque, o financeiro e outros setores é fator estratégico nas decisões de venda.
Gestão é sinônimo de descomplicar, especialmente em vendas, onde o tempo é o grande desafio e as decisões precisam ser diretas e rápidas. O melhor controle que podemos ter é aquele que é usado por todos da equipe.
Para convencer profissionais de vendas a preencherem relatórios, por exemplo, temos que mostrar o significado desta tarefa. Sem isso, qualquer sistema ou método, não se aplica às vendas. Os sistemas de gestão estão aí. Como ressaltei, inovar é fazer diferente do que vem sendo feito.
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