O que temos hoje são consumidores cada vez mais informados, exigentes e controlados em relação ao tempo que dispõem para comprar. Por isso temos que aproveitar e seduzir da melhor forma possível o consumidor que vai até o estabelecimento e assim melhorar as vendas.
Ao pisar os pés em seu estabelecimento, o cliente tem que se sentir atraído de alguma forma. Existem várias formas para organizar o estabelecimento e o empreendedor poderá criar seu próprio sistema de organização.
Pesquisas revelam que mais de 80% dos consumidores decidem o que vão comprar dentro da loja, ou seja, no ponto de venda. O importante é focar na visibilidade e atratividade dos produtos ou do serviço que você oferece, com o propósito de influenciar as decisões de compra. O sucesso depende de criatividade, administração segura, diversificação dos estoques, decoração adequada e funcionalidade no arranjo físico do estabelecimento.
“Comprar em ambiente prazeroso onde a loja seja bem iluminada, as gôndolas e os produtos bem arrumados e limpos, faz com que o consumidor passe a frequentar com assiduidade o estabelecimento.”, constata Adriana Andrade, referência em pesquisa sobre a importância do ponto de venda.
O Sebrae destacou alguns aspectos que você deve se atentar para conseguir a melhor organização possível do seu ponto de venda. Confira abaixo:
- A organização e exposição dos produtos merecem toda a atenção. A área de exposição dos produtos à venda e de circulação de clientes deve ser bem iluminada e simples.
- Para que a loja não dê impressão de estar vazia, não deixe espaços desocupados muito amplos. Coloque produtos essenciais mais ao fundo, isso faz com que o público percorra toda a loja.
- Disponha sempre na entrada da loja alguns itens em oferta a fim de atrair seus clientes.
- A área do estoque pode ficar em área separada, mas é recomendado que esteja perto da administração, para facilitar o seu controle e armazenamento.
Você pode estar pensando que o tipo de produto ou serviço que você trabalha, não se encaixa neste segmento de foco ao ponto de venda. Mas como foi dito acima, existem várias formas de organizar seu ambiente e você deve contar com um pouco de criatividade para deixar ele cada vez melhor.
Se você não trabalha com pronta entrega ou trabalha com encomendas, o melhor é investir no atendimento e no ambiente de atendimento. Para as empresas de serviços, o melhor é organizar o arranjo físico do estabelecimento. Se você possui um produto virtual ou digital, você deve entender que um site ou página online é o seu ponto de venda, por isso faça algo simples, que exponha seus produtos de forma simples e que seja de fácil navegação.
De armarinhos à madeireiras, de roupas e sapatos à comércio de construção, a possibilidade de organização é possível a todos. Não se esqueça, o produto disponível de forma organizada e simples, independente do ramo em que você atue, terá uma chance muito maior de venda. Por isso, mão na massa!
A HD fazendo parte de sua organização.
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