Vender Mais: Os passos para o sucesso! (1º passo – a atenção ao cliente no processo de vendas)

Hoje começamos a escrever uma coletânea exclusiva de textos que serão postados abordando apenas um assunto “vendas”. Queremos criar um passo a passo para abordar melhor as infinitas possibilidades de venda sem cair nas velhas ‘dicas de como vender mais’. Desta forma esperamos que você aproveite, reflita e absorva de forma mais efetiva o conhecimento por trás das estratégias de venda que te levarão ao sucesso empresarial.

 

Para abrir com chave de ouro, nós da HD iremos falar sobre “A atenção aos clientes”. Provavelmente você que está lendo este texto não deve estar realmente interessado em medicar nenhum cliente seu, independente da enfermidade que ele possa estar passando.

 

Primeiro imagine que você esteja doente e que ao chegar ao médico ele lhe passe uma receita com remédios e alguns encaminhamentos para exames, sem nem mesmo ter perguntado o que você está sentindo. É provável que você não compre o remédio, não volte nunca mais a este médico e o pior, continue doente.

 

Agora adapte esta situação para o seu dia-a-dia. Pense no cliente como o paciente e que você ou seus vendedores sejam os “médicos”. Quantas vezes o cliente já ouviu: “Pode ficar tranquilo que nós temos o que você precisa” ou “…que nós temos a solução para seu problema”. Se a sua equipe de vendas está fazendo isso, é hora de definitivamente mudar o modo como sua empresa está abordando o seu cliente.

 

Utilizar o mesmo discurso para todos os clientes é um erro grave. “O produto perfeito para você” é um clichê que entra pelo um ouvido do cliente e sai pelo o outro. Pense em você mesmo, que provavelmente já deve ter escutado isso. O que passa por nossa cabeça é o porquê de o vendedor achar que aquele discurso vai funcionar com você.

 

Foque na solução do problema do cliente, faça perguntas, perguntas pertinentes para descobrir do que ele precisa e assim tornar seu produto realmente interessante. PERGUNTE. Dê tempo ao cliente para que você possa entender melhor o que ele quer. Tentar deduzir do que ele precisa antes da hora, soa muito mal.

 

Na verdade, todo cliente quer se sentir exclusivo e esta demanda seus vendedores e sua empresa devem atender. Independente do ramo em que sua empresa atua, conquistar e efetivar clientes pode ser uma tarefa constante que exige treinamento da equipe e uma boa gestão de relacionamento. Todo cliente gosta de ser bem tratado. Mas quem não gosta?

 

Por isso, dê este primeiro passo: Ofereça o remédio que seu cliente precisa. Escute-o antes de medicar. Cliente insatisfeito não volta mais. Quer vender mais? Comece por aí. O diagnóstico certo para o solução do problema específico, é venda na certa.

 

Por outro lado pense comigo, fazer isto por seu cliente é estar se protegendo da grande enfermidade do mercado, que assola várias empresas: A crise. Lucro é segurança em mercado tempestuoso. O aumento das vendas é imunidade e proteção contra a crise, por isso, previna-se!

 

Como anda a gestão da sua empresa?

 

A gestão da sua empresa pode estar comprometendo a gestão de seus clientes. Uma equipe sobrecarregada e sem automação em seus serviços, se cansa mais rápido, se estressa depressa e acaba não cumprindo o estipulado.

 

Sistemas de gestão empresarial estão aí para isso. Se você já tem um sistema, já pensou se ele está atendendo de forma eficiente suas demandas empresariais. O controle do estoque, o controle do caixa e o controle fiscal e a gestão dos outros setores necessitam de um controle eficaz e rápido. A atualização ou aplicação de um sistema CRM pode facilitar e otimizar potencialmente as capacidades da sua equipe e de seus negócios.

 

Lembre-se de que todos querem ser bem tratados como clientes. E como diz o dito popular, a mão que aponta também será a primeira a te aplaudir. Antes de escolher o melhor sistema de gestão, queremos complementar esta leitura com o e-book Como agregar valor à venda. Esperamos que aproveite!

 

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Gestão de vendas é na HD! O CRM de seu negócio vai ficar em boas mãos!

Há 21 anos no mercado, somos especialistas em sistema de gestão empresarial. Apresentamos você ao nosso sistema de gestão empresarial “Lírio”. Rápido, fácil e completo!

  • Registro de interações de funcionários, clientes e fornecedores;
  • Registro de atividades internas/externas;
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Nunca foi tão fácil controlar o CRM!

 

Sua gestão de clientes pode ser automatizada, gerando mais tranquilidade e tempo para você.

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