Para que sua indústria se torne ainda mais competitiva, cuidar do comercial é tão importante quanto cuidar da sua linha de produção. Descubra como otimizar o desempenho da sua equipe comercial.
Em mundo cada vez mais conectado, os seus clientes podem acessar qualquer indústria do mundo a partir de um único clique.
É então que vender mais e melhor, garantindo boas margens e relacionamento de longo prazo com os clientes, tem se tornado uma missão quase impossível para indústrias nacionais.
Nesse sentido, ter um comercial que vá até os clientes certos e traga resultados se tornou obrigatório.
A era em que somente a qualidade do seu produto garantia as suas vendas e o comercial era responsável por apenas anotar e retirar pedidos já passou.
Hoje, o seu comercial precisa ser tão bom quanto os seus produtos.
Para isso, vamos compartilhar 4 ações que você precisa implementar na sua indústria para impulsionar o desempenho do seu departamento comercial.
1) Integre seu comercial com todas as áreas da empresa.
Principalmente com a produção e com o estoque.
Deixar de atender um pedido ou até mesmo perder um bom cliente são exemplos de experiências ruins que podem ser vividas quando o comercial opera como uma ilha.
Quando se isola o comercial das decisões financeiras, de reabastecimento de suprimentos e de programação da produção, a empresa toda sai perdendo.
Nesse sentido, criar rotinas de interação entre a equipe comercial e as demais áreas vitais da empresa, além de implementar ferramentas que auxiliem nessa integração, é fundamental para que o seu comercial seja mais efetivo.
2) Use o poder dos dados
“Em Deus nós confiamos, os demais tragam dados.”
Essa frase foi dita por ninguém menos que o consagrado consultor americano W. Edwards Deming, e desde então se tornou um dos principais mantras de gestores em todo o mundo.
Com o todo o poder tecnológico que temos hoje, com o apoio de sistemas que integram todas as informações do negócio e auxiliam na tomada da decisão correta, deixar de lado achismos para se basear exclusivamente no poder dos dados é mais fácil do que nunca na história!
Portanto, na hora de se reunir para planejar as ações do seu comercial, lembre-se sempre do conselho de Deming e não tome mais decisões baseadas apenas em opiniões.
3) Invista na qualificação da sua equipe comercial
Em um mercado cada vez mais acirrado, encontrar os melhores vendedores e gestores comerciais e trazê-los para sua indústria nem sempre é possível.
Nessa perspectiva, a melhor forma para aumentar o nível de resultados da sua equipe é investindo no treinamento dos seus colaboradores – seja disponibilizando materiais com novas técnicas e processos ou até mesmo os enviando para workshops e seminários.
Criar uma trilha de aprendizagem com materiais gratuitos já disponíveis na internet, em plataformas como YouTube, é também uma excelente alternativa de baixíssimo custo para começar o trabalho de treinamento e desenvolvimento da sua equipe.
4) Defina metas e indicadores
Uma equipe comercial sem metas claras e indicadores de desempenho bem definidos é como um barco à deriva sem um mapa disponível.
Assim, definir e avaliar periodicamente indicadores que apontem o progresso da equipe rumo a essas metas estabelecidas é fundamental para o sucesso de toda a empresa.
Para entender melhor como otimizar os seus processos comerciais e alavancar os resultados da sua indústria, converse com um de nossos consultores.