Seu custo de produção aumentou e você tem medo dos seus clientes não comprarem mais de você? Entenda como precificar corretamente.
Margens altas, pouca concorrência e clientes satisfeitos com uma opção limitada de fornecedores. Esse cenário que durante muito tempo foi realidade e representou a prosperidade da indústria já não existe mais.
A necessidade de atender aos anseios de clientes cada vez mais exigentes e com mais poder de barganha sem comprometer as margens de lucro da operação revela um grande desafio: a formação de preços na indústria.
Para isso, compartilharemos os conceitos que você precisa saber na hora de definir o seu preço de venda.
Antes de compartilhar o passo a passo e as fórmulas necessárias, vale salientar que a definição final do preço não deve considerar apenas o resultado dos cálculos.
Entender bem o seu mercado e está constantemente de olho no preço da concorrência é fundamental para você estabelecer bons parâmetros e formar o seu preço de modo a garantir um bom posicionamento no mercado.
Em busca do preço de venda ideal
A fim de garantir a competitividade da sua indústria, o preço de venda ideal é aquele que possibilita cobrir todos os seus custos e despesas, de modo a entregar uma margem de lucro suficiente para reinvestir no crescimento do negócio.
Nesse sentido, antes de apresentar a fórmula da Margem de Lucro (ML), precisamos entender os principais conceitos envolvidos neste cálculo:
- Custos variáveis de produção (CVP em R$): o custo de toda a lista de matérias-primas utilizadas no processo produtivo.
- Custos variáveis de venda (CVV em %): todos os custos relacionados ao processo de venda, incluindo comissionamento de vendedores e impostos, tais como ICMS, PIS, COFINS, IRPJ e contribuição social.
-
- Custos fixos: todos os custos necessários para garantir o funcionamento da empresa, independente do processo de produção.
- Custo fixo unitário (CFU em R$): a razão entre o custo fixo total e a quantidade de unidades produzidas.
Calculando o Preço de Venda (PV)
Uma vez corretamente correlacionados todos os custos – de produção, de venda e fixo unitário – basta definirmos a margem de lucro esperada para operação e então aplicar todos os dados na fórmula abaixo:
PV = (CVP + CFU) / 1 – [(CVV + Margem de lucro) / 100]lucro
Considerando um exemplo com uma margem de lucro de 10%, e o seguintes custos listados abaixo:
CVP = R$ 50,25
CFU = R$ 2,60
CVV = 25%
Margem de lucro = 10%
Logo, aplicando na fórmula do Preço de Venda (PV) teríamos o seguinte resultado:
PV = (R$ 50,25 + R$ 2,60) / 1 – [(25 + 10) / 100]
PV = R$ 52,85 / 1 – 0,35
PV = R$ 52,85 / 0,65
PV = R$ 81,30
De acordo com a fórmula, portanto, o preço final de venda não pode ser menor que R$ 81,30.
Para entender melhor como gerenciar os seus custos e poder não só calcular o preço de venda mas também desenhar uma estratégia ainda mais efetiva, conte com as nossas soluções para fazer a gestão integrada de todos os processos da sua indústria.